Ricardo Mata

Ricardo Mata

Iniciei o meu percurso musical em 1995, tendo inicialmente estudado com o Mestre José Duarte Costa na Escola de Guitarra Duarte Costa. A convite do próprio, comecei a leccionar na mesma escola em 1996 onde dei os primeiro passos como professor.

Ciente da necessidade de uma formação contínua, percorri no meu percurso académico com professores enquadrados em diversos estilos musicais, o que contribuiu para uma maior abrangência no conhecimento e estudo de outras linguagens musicais como o Jazz ou os Blues, que se revelou essencial na minha forma de tocar e de ensinar.

Tendo a guitarra clássica como principal referência, em 1999 ingresso no curso de Guitarra Clássica na Academia de Amadores de Música sob a Orientação de Paulo Valente Pereira. Ainda no mesmo ano, gravo um álbum de música erudita ibérica a convite do cantor lírico Miguel Vaz Serra, em Londres. Paralelamente mantive o interesse por outras formas de aprendizagens, participando em masterclasses de aperfeiçoamento em Portugal e no estrangeiro.

Nestas, tive a oportunidade de conhecer o guitarrista Croata Dejan Ivanovich, momento crucial de aprendizagem e de maturidade interpretativa, que me levou a concluir com êxito, o curso de Guitarra Clássica no Conservatório Nacional de Lisboa, como aluno auto-proposto.

Consciente que necessitava de mais objectivos, no ano de 2002, iniciei o estudo da Guitarra Portuguesa sob a orientação de João Torre do Vale. A guitarra Portuguesa é um universo fascinante com o qual fui descobrindo outro instrumento e outras sonoridades.

Desde 2002 que estudo intensamente com vários mestres a guitarra Portuguesa quer no estilo de Lisboa, quer no estilo de Coimbra. Sempre ligado à pedagogia musical, vou cimentando a minha posição como Professor de Guitarra Clássica e Guitarra Portuguesa.

Em 2006 lanço o meu canal de Youtube (Ferreiramata), em que abordo um repertório mais popular, mas como também mais erudito e tem-se revelado um sucesso tanto em Portugal como no estrangeiro, contando com milhares de visualizações e centenas de subscritores.

Em 2015 lancei o meu canal de Youtube Profissional que é dedicado exclusivamente à música Instrumental de Guitarra Clássica e Guitarra Portuguesa.

Outras Formações – Pedagogia Musical para CriançasAna Ferrão
Guitarra Flamenca (Iniciação) – Oscar Herrero e José Luis Postigo

Enquanto aluno do Ricardo Mata ampliei e estruturei o conhecimento que tinha da guitarra. Rigoroso, exigente, mas sempre num registo informal, as aulas do Ricardo são personalizadas, permitindo-me explorar diferentes estilos de música. Recomendo a todos os apaixonados da guitarra independentemente da idade.

Rui Mestre / aluno

Fale comigo