Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

clique em cima das perguntas

Vi o seu site na internet e gostava de saber como funcionam as suas aulas

As minhas aulas funcionam em regime semanal, ou seja, uma aula individual de uma hora por semana a um dia e hora fixos.

O pagamento das aulas é feito à aula?

Não. O pagamento é mensal e é feito no início de cada mês correspondente a 4 aulas. Uma aula por semana, 4 aulas por mês.

Gostava de aprender guitarra Portuguesa. É possível aprender sem ter passado pela guitarra clássica?

Sim.

É possível aprender guitarra Clássica e Guitarra Portuguesa simultaneamente?

Sim. É possível efectuar uma semana de guitarra clássica e na outra, guitarra portuguesa. Ou, meia hora de clássica e meia hora de portuguesa. Mas numa primeira fase, convém não se dispersar e ter aulas de apenas um instrumento.

É possível ter aulas com um amigo?

Sim, mas separadamente, ou seja, um aluno numa semana e outro aluno noutra semana. Não é possível ter aulas em horas diferentes.

Posso fazer uma aula experimental?

Sim. É possível marcar uma aula experimental dentro dos horários disponíveis. Essa aula não tem nenhum custo.

Quanto tempo demora até tocar bem guitarra?

Tocar bem guitarra é um conceito muito subjectivo. Mas ao final de um ano já tocará alguma coisa.

Quanto tempo se deve treinar por semana?

Deveria treinar uma hora todos os dias durante o primeiro ano. Se não for possível deve pelo menos, treinar 2 a 3 horas por semana. É conveniente criar uma rotina de treino consistente logo de inicio.

A partir de que idade se pode começar a aprender?

Em casos muito excepcionais, a partir dos 5 anos de idade. Mas de uma forma geral, uma criança pode começar a aprender a partir dos 8 anos de idade.

É possível aprender guitarra em qualquer idade?

Sim. Com disciplina e trabalho pode-se conseguir bons resultados em qualquer idade. É claro que um miúdo de 15 anos tem as capacidades psico-motoras muito mais apuradas do que uma pessoa de 60 anos. Mas com dedicação, consegue-se tocar em qualquer idade.

Quando fico uns dias sem praticar e depois volto a tocar sinto algumas dores na mão esquerda. É normal sentir essas dores?

Perfeitamente normal. Tocar guitarra é como correr, nadar ou andar de bicicleta, tem de existir uma prática constante ou sentirá dificuldade em retomar depois de um período mais ou menos longo de inactividade.

Já toco há 10 anos. Aquilo que sei, aprendi sozinho e estagnei! Quero evoluir mas não quero começar a aprender do início.

A primeira coisa a fazer, é determinar aquilo que aprendeu e aproveitar o que já toca para depois melhorar a sua técnica. Será necessário verificar se possui vícios técnicos e, com o tempo, trabalhar para eliminar más aprendizagens ao longo de anos e anos.

Tenho uma guitarra velha lá em casa mas não tem cordas e parece que tem o braço meio empenado... Acha que devo comprar uma guitarra nova ou esta ainda pode servir?

Primeiro mudam-se as cordas, depois verifica-se se a nível de mecânica a guitarra ainda funciona (carrilhões, braço, etc.). Se tudo estiver a funcionar correctamente pode perfeitamente aprender nessa guitarra.

Não tenho guitarra clássica. Quanto custa uma guitarra boa o suficiente para começar a aprender?

Uma guitarra boa para começar, ronda entre 150 e os 200 euros. Depois existem guitarras mais em conta, mas geralmente não afinam bem e mais tarde ou mais cedo começam a dar problemas.

Em relação à guitarra Portuguesa, o que me aconselha?

Depende das suas aspirações em relação ao instrumento. Se for uma coisa para 2 ou 3 meses existem instrumentos por 300 euros (guitarras de pouca qualidade). Se for para continuar por um ano em diante pode comprar uma guitarra na ordem dos 500 e os 750 euros (escala macia, madeira em pau santo, bons acabamentos). No mercado de segunda mão podem existir boas oportunidades.

Dá aulas em Julho e Agosto?

Em Julho sim. Em Agosto tudo depende do número de alunos que tiver.

As aulas são destinadas a alunos de todos os níveis?

Destinam-se a alunos principiantes, intermédios e intermédios avançados. Alunos avançados aconselha-se sempre escolas oficiais. As escolas oficiais possuem um ensino mais abrangente e diversificado.

Não percebo nada de guitarras. Ao comprar um instrumento numa loja, como sei se não estou a ser enganado?

Nunca compre nenhum instrumento sem primeiro se aconselhar com o seu professor ou com alguma pessoa conhecida que perceba alguma coisa de guitarras.

se quiser esclarecer mais alguma dúvida

Contacte-me