Entrega, Paixão e Dedicação ao aluno que tem à frente.
Primeiro que tudo, tem de encontrar um professor que esteja absolutamente focado em ajudar a resolver-lhe os problemas que encontra durante o seu percurso de aprendizagem no instrumento.
Um bom professor normalmente está constantemente a colocar-se na posição do aluno, e a tentar perceber as suas dificuldades e ansiedades, de forma a obter o melhor caminho para este ter os melhores resultados possíveis.
Assiduidade e Pontualidade
Um professor deve ser pontual e assíduo nas aulas combinadas com o(a) aluno(a). Isto demonstra respeito e compromisso na missão que é ensinar música.
Metodologia de Ensino e Rigor
Todos os métodos e abordagens de ensino são falíveis. Nenhuma é perfeita. O sucesso na aprendizagem do instrumento é um esforço comum entre aluno(a) e professor. Se não cumprir em casa não terá resultados.
Mas o seu professor deve ter uma linha vertical de ensino que é adaptável 30% aos seus gostos e objectivos musicais. Lembre-se que o mais importante é que tem de ter prazer quando praticar em casa.
Só sei que nada sei.
Um bom professor reconhece que aquilo que não sabe é muito mais do que aquilo que sabe. E que por essa razão tem plena consciencia que podem existir abordagens de outros professor mais efectivas.
Esta abertura de espirito radical faz com que o seu método não estagne no tempo e esteja em constante adaptação e melhoria.