Aulas

Método

O meu método de ensino baseia-se na experiência obtida ao longo dos anos com vários mestres, e contacto com músicos profissionalizados nos mais variados estilos.

Este método, sofre constantes mutações e vai evoluindo da mesma forma que a própria música evolui nos nossos dias. Aquilo que eu ensinava há 10 anos atrás não é o que ensino actualmente. Pelo menos, não da mesma forma. Cada vez mais, o ensino musical tem de ser abordado de forma globalizante, e não fragmentada por estilos.

Assim, as minhas aulas caracterizam-se por uma forte componente prática, com vertente clássica, ligeira e de fusão entre a técnica clássica e a música popular. No que diz respeito ao ensino da Guitarra Portuguesa, este segue a via tradicional, respeitando as técnicas de execução antigas, mantendo o estilo genuíno e autêntico da arte popular.

Tipo de Aulas

Formação Musical

Formação Musical

As aulas de formação musical lecionadas têm duas vertentes, podendo fazer parte da aula de instrumento ou serem dadas à parte.

Saber Mais
Aulas Online

Aulas Online

Um curso individualizado à distância estruturado consoante o seu nível de aprendizagem.

Saber Mais
Aulas em Grupo

Aulas em Grupo

A ideia principal deste projecto é tornar acessivel o ensino de guitarra a todas as pessoas que têm mais difculdade em aceder a este tipo de atividades.

Saber Mais
Aulas Calendarizadas

Aulas Calendarizadas

Com as aulas calendarizadas, tem a hipótese de gerir a sua disponibilidade e agendar tranquilamente com o professor, um pacote de 4 aulas.

Saber Mais
Aulas Individuais

Aulas Individuais

As aulas individuais são o ideal se quiser ter um acompanhamento personalizado e uma evolução mais rápida na aprendizagem.

Saber Mais

Ricardo Mata sabe, de forma exata, do que trata.

Quando ensina, toca no que sabe, sabe no que toca.

É um Mestre em guitarra clássica.

Ramiro Lopes / aluno

Enquanto aluno do Ricardo Mata ampliei e estruturei o conhecimento que tinha da guitarra. Rigoroso, exigente, mas sempre num registo informal, as aulas do Ricardo são personalizadas, permitindo-me explorar diferentes estilos de música. Recomendo a todos os apaixonados da guitarra independentemente da idade.

Rui Mestre / aluno

O Ricardo, com os seus vastos e variados conhecimentos, consegue abarcar estilos muito diferentes, em aulas variadas, adaptando-se às pretensões do aluno, num ambiente descontraído mas profissional. O facto de poder acompanhar o aluno em guitarra portuguesa e viola é estimulante e uma mais-valia muito importante. Com a sua longa experiência, o seu método e pedagogia de ensino, a evolução aparece naturalmente e sem esforço, motivando o aluno para novos desafios.

Helder Oliveira / aluno